Rugby na Educação Física Escolar

Você já trabalhou o Rugby em suas aulas Professor(a)? Em um primeiro momento pode parecer desafiador, porém é mais fácil do que você imagina. Irei te dar uma ótima sugestão para trabalhar o Rugby em suas aulas. Está preparado(a)? Vem comigo…

Plano de aula Prático

Turma: 9º Ano Fundamental 2 Unidade Temática: Esporte

Tema: Esporte de Invasão Professor:

Habilidade: (EF89EF03): formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, invasão e combate como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.(EF89EF04): identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e combate..

Conteúdo: Rugby Escola:

Objetivo: Vivenciar fundamentos Rugby

Materiais Necessários: 1 bola de Rugby, fitas de tnt

1ª Parte da

Aula

1ª Parte: Faremos um breve alongamento com a turma e explicaremos a proposta de nossa aula. Explicaremos inicialmente sobre o “Tag”, que é o movimento de puxar a fita de tnt do colega. Cada aluno terá duas fitas de tnt que irá pendurar na lateral de sua bermuda. As fitas deverão ter aproximadamente 40 centímetros.

2ª Parte da Aula

2ª Parte: Dividiremos nossa turma em duas equipes, e as posicionaremos inicialmente cada uma em seu campo. O jogo começa no centro da quadra com um pequeno pontapé do aluno para ele mesmo. A bola só pode ser passada para o lado ou para trás. O aluno de posse da bola não poderá empurrar os adversários, nem impedir que tirem seu colete. Após um tag, o aluno que estiver com a bola deverá parar, e ele terá 3 segundos para passar a bola. Após o passe o jogador só poderá voltar ao jogo depois de ter colocado o colete novamente. Os alunos de defesa não poderão tomar a bola da mão, eles deverão retirar a fita, gritar Tag, levantar o braço e entregar a fita. A posse de bola é trocada quando temos 3 tags, quando a bola é interceptada ou quando a bola vai ao solo. O ponto é marcado quando o aluno consegue entrar dentro da área do In-goal adversário e encostar a bola no chão.

3ª Parte da Aula

3ª Parte: Faremos um breve alongamento em círculo e discutiremos os pontos positivos e negativos da atividade. Discutiremos também qual foi a sensação dos alunos com a prática dessa nova modalidade.

Parte teórica

Rugby

Num campo que mede 100 m x 70 m, a duração de um jogo de rugby é diferente em cada uma das suas versões. Na versão Rugby XV, com 15 jogadores, o jogo é disputado em 2 tempos de 40 minutos, enquanto na versão Rugby Sevens, com 7 atletas, o jogo é disputado em 2 tempos de 7 minutos.

Os passes de bola no rubgy são feitos para os lados ou para trás, apenas com as mãos, e para a frente, apenas com os pés.

O tackle, que é a jogada em que se derruba um jogador só pode ser realizada no jogador que tem a bola. Derrubar um jogador que não tenha a posse de bola é uma penalidade. Assim como também é penalidade derrubar um jogador com a bola na linha do peito para cima.

Outras causas de penalidade são obstruir a passagem de um jogador da equipe adversária ou um jogador segurar a bola quando cai ao chão.

A partida do jogo, bem como cada reinício, é feito mediante um chute na bola no centro do campo. No reinício do jogo, no Rugby XV quem dá o pontapé na bola é a equipe que sofreu pontos, enquanto no Rugby Seven, o pontapé é dado pela equipe que marcou pontos.

Como fazer pontos?

O try, que consiste em passar a linha do gol (linha do H) da equipe adversária a fim de colocar a bola no chão, é a jogada que vale mais pontos.

Ao marcar um try, a equipe garante o direito de chutar entre as traves, o que vale dois pontos. É a chamada conversão.

Outro momento em que a equipe tem a possibilidade de chutar para a trave é no chute de penalidade, que vale 3 pontos. Isso acontece quando uma falta grave é cometida contra a equipe e o jogador chuta a partir do local em que ocorreu a infração.

Por fim, o drop goal vale 3 pontos, e consiste em chutar a bola para a trave, que deve passar por cima do travessão horizontal, no decorrer do jogo.

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/rugby/ Acesso em 21/03/2022 às 11h41min

Responda:

01- Qual o tamanho do campo de Rugby?

02-O que é o Try?

03- Como fazemos pontos no Rugby:

04- Como você imagina ser um jogo de Rugby?

05- Como podemos usar o Rugby em nossas aulas? Dê exemplos:

Uma simples e ótima proposta para ser usada nos Anos Finais, 8º e 9º ano. Convenhamos que com as “nossas” adaptações conseguimos usar em mais séries. Obrigado por ter chegado até aqui. Gostou dessa proposta? Venha conhecer nosso Instagram, temos várias sugestões de atividades lá. Nos vemos em breve.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *