Projeto Xadrez nas aulas de Educação Física

Aula 1

A primeira aula será destinada a contar um pouco sobre a história do xadrez, nós iremos copiar no quadro a matéria, ou entrega-la impressa. Após fazermos a leitura do texto com os alunos, iremos explicar com nossas palavras para aumentar a fixação da matéria.

Conto do Xadrez

Taligana era o nome de uma certa cidade onde morava um poderoso Rajá. Aquela era uma cidade muito rica e prospera, porém tudo começou a cair em ruinas. Pois o filho do rei que era um poderoso gerreiro foi morto em uma sangrenta batalha. O Rajá então entrou em depressão e junto com ele a ruína de seu reino. Vendo que a queda do reino era iminente, um sábio brâmane chamado Lahur Sessa criou um jogo para entreter o Rajá, e lhe apresentou um tabuleiro contendo 64 quadrados, brancos e pretos, além de diversas peças que representavam fielmente as tropas do rei, contendo a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio Rajá. Logo quando aprendeu sobre o novo jogo o Rajá ficou maravilhado. O Rajá então superou a sua perda, voltou a governar o seu reino com louvor e a crise saiu de seu caminho. Com o passar do tempo

o jogo foi sofrendo alterações até chegar no xadrez ao qual conhecemos nos dias de hoje.

fonte: https://www.soxadrez.com.br/conteudos/historia_xadrez/

Aula 2

A segunda aula será destinada a um exercício sobre o texto. No momento em que todos terminarem a atividade, o professor corrigirá uma a uma no quadro. Para terminar a aula faremos a dinâmica do Rajá.

Atividade

1 – Qual era o nome da cidade onde o Rajá Morava?

2 – Porque o rajá estava triste?

3 – Oque aconteceu com o reino do Rajá?

4 – Qual foi a solução proposta pelo brâmane?

5 – Como o rei ficou após conhecer o jogo?

Dinâmica do Rajá

A turma permanecerá sentada e o professor escolherá 2 alunos para serem os Rajás e iniciarem a dinâmica. O professor explicará que o período da brincadeira se passará quando o Rajá estava triste sem sorrir. O professor então colocará os alunos de frente um apara o outro, sem se mexer e olhando fixamente para seu colega, o aluno que sorrir primeiro perderá a disputa e outro Rajá virá disputar no seu lugar.

Aula 3

Na terceira aula já entraremos com as peças de xadrez, iremos escrever o nome e o movimento de todas as peças no quadro e ressaltar que temos peças brancas e pretas. Também abordaremos a posição inicial de cada peça.

As peças de Xadrez e seus movimentos

Rei – O rei pode mover-se em todas as direções (horizontal, vertical e diagonal) somente uma casa de cada vez.

Rainha – A rainha move-se ao longo da horizontal, vertical e diagonais mas não pode pular outras peças

Bispo – O bispo move-se ao longo da diagonal. Não pode pular outras peças.

Cavalo – É a única peça que pode pular as outras. O movimento do cavalo é em forma de “L”, quer dizer, duas casas em sentido horizontal e mais uma na vertical ou vice-versa.

Torre – A torre movimenta-se pela vertical ou horizontal, mas não pode pular outras peças.

Peão – O peão movimenta-se apenas uma casa para frente e somente captura outras peças na diagonal. Opcionalmente, cada peão pode avançar duas casas no seu primeiro movimento do jogo.

Posição inicial das peças

Aula 4

Na quarta aula iniciaremos a parte prática, más iremos passo a passo para uma maior fixação por parte do aluno. Iniciaremos a aula dividindo a turma em duplas e distribuindo 1 xadrez para cada dupla. Se não tivermos a quantidade certa de xadrez, formaremos trios ou quartetos

Batalha dos peões

Iniciaremos o jogo somente com os peões, no primeiro momento vencerá a equipe que conseguir colocar mais peões do seu lado oposto do tabuleiro. Em um segundo momento vencerá quem capturar mais peões do adversário. Vale ressaltarmos que se os peões pararem frente a frente eles estão presos e poderão voltar a se locomover somente se aparecer alguma peça em sua diagonal para ser capturada.

Aula 5

Na quinta aula em um primeiro momento, iremos explicar novamente o movimento do bispo, frisando que ele poderá andar nas diagonais quantas casas quiser e capturar nas mesmas. Faremos de 1 a 2 rodadas com os peões e os bispos. Vence o jogador que capturar todas as peças de seu oponente. Em um segundo momento iremos acrescentar a torre, e novamente iremos reforçar os seus movimentos, explicando no quadro. A torre só poderá andar e capturar peças nas horizontais e verticais, quantas casas quiser. quantas casas quiser, vencerá a brincadeira quem capturar todas as peças.

Aula 6

Na sexta aula iremos incluir o cavalo, será uma aula inteira destinada a ele pois se trata da peça, com o movimento mais complexo para a garotada entender. Primeiro iniciaremos a aula explicando no quadro os movimentos do cavalo, que é a única peça que pode pular as demais, sempre em formato de “L”. Para facilitar não contaremos a casa em que o cavalo está, em sequencia falaremos Ca – Va – Lo, dará certinho com o movimento em L do cavalo.

Batalha dos Cavalos

Iniciaremos o jogo somente com os cavalos, o objetivo é capturar os cavalos adversários, quem conseguir vencerá o duelo. Em um segundo momento, colocaremos as demais peças, peões, bispos e torres. Vencerá quem capturar todas as peças.

Aula 7

Na sétima aula iremos inserir em um primeiro momento a rainha e em um segundo momento o rei. Como sempre explicaremos no quadro ambos os movimentos. A rainha pode andar nas verticais, horizontais e diagonais quantas casas quiser. Já o rei tem os mesmos movimentos da rainha, porém, só pode andar uma casa para qualquer lado. Vencerá a disputa o aluno que conseguir capturar todas as peças adversária

Aula 8

Na oitava aula falaremos sobre o Xeque-Mate, iremos incluir ele no jogo para se tornar uma disputa completa.

Xeque -Mate

Iniciaremos a aula explicando oque é o Xeque mate. Toda vez que que o aluno for ameaçar o rei adversário, ele deverá alerta-lo falando Xeque, caso o rei não tenha saída, finaliza o jogo com o Xeque mate (Captura do rei), e o jogo termina.

Aula 9 e 10

Poderemos aproveitar a nona e a décima aula para fazermos um mini torneio de xadrez. Faremos confrontos mata-mata e no final selecionaremos os 2 melhores alunos da sala. Podemos aproveitar o modelo de tabela abaixo, nas partes azuis escuras, colocaremos os nomes dos alunos e aquele que vencer iremos avançando de fase até acharmos o campeão.

Aula 11 e 12

Poderemos finalizar nosso projeto de Xadrez nestas aulas faremos um mini torneio geral, pegaremos os 2 melhores alunos de cada sala e faremos um confronto geral com todas as turmas. Dependendo da quantidade de turmas poderemos pegar mais alunos por sala. Da mesma forma, poderemos aproveitar a tabela abaixo. Será interessante premiarmos os 3 primeiros lugares, sendo ambos com 1 jogo de xadrez e medalhas diferenciadas como Ouro, Prata e bronze.

3 thoughts on “Projeto Xadrez nas aulas de Educação Física”

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *