Lateralidade

Alguns Conceitos de Lateralidade

A Lateralidade ocorre quando verificamos o domínio de um lado do corpo sobre o outro. Quando bebê a criança é considerada ambidestra. É por volta dos 6 a 8 anos de idade, que a lateralidade se manifesta com mais força. Acredita-se ser um fator genético.

A lateralidade segundo Oliveira (1997), é a propensão que o ser humano possui, de utilizar preferencialmente, mais um lado do corpo do que o outro em três níveis: mão, olho e pé. Existe a dominância de um dos lados, este apresenta maior força muscular, mais precisão e mais rapidez.

Segundo Negrine (1986), o aspecto fundamental no desenvolvimento da lateralidade é que a criança não seja forçada a adotar esta ou aquela postura, mas que se criem situações em que ela possa expressar-se com espontaneidade e, a partir da experiência vivenciada com o próprio corpo, defina o seu lado dominante sem pressões de qualquer ordem do meio exterior.

Já sabemos que a Lateralidade é a capacidade de se vivenciar as noções de direita e esquerda sobre o mundo exterior. Que tal trazermos algumas sugestões de brincadeiras que corroboram com essa perpectiva?

Proposta de Atividade: Transporte os Peixinhos

Turmas: 1º ao 3º ano

Material: Bolinhas de papel giz e 4 Arcos

Objetivo: Noção Espacial e Lateralidade

Iremos dividir nossa turma em 2 equipes e formaremos 2 filas. Na frente de cada fila iremos colocar 2 arcos separados por uma linha riscada no chão. Dentro de um arco, colocaremos as bolinhas de papel de acordo com o número de integrantes das equipes

Ao sinal do Professor, o primeiro aluno de cada equipe sairá correndo e terá o objetivo de tirar os peixinhos(representados pelas bolinhas de papel) do aquário (arco), passar pela ponte velha (representada pelo risco do giz) pulando de um pé só, e colocar ele no mar (dentro do outro arco). Em sequência, deverá voltar correndo para sua fila, e tocar na mão do próximo coleguinha, para ele ir também, e assim por diante. A equipe que salvar todos os peixinhos primeiro será a vencedora.

Sequência Musical

Turmas: 4º e 5º ano

Material: Folha de papel A4 ou cartolina e música

Objetivo: Noção Espacial e Lateralidade

Iremos desenhar uma sequencia de códigos (representado por setas e círculo) em uma folha, onde cada elemento do código irá representar um movimento com os braços, iguais a figuras abaixo.

Agora que já está tudo explicado, monte uma sequencia, ligue som com uma música que os alunos gostem e dite o ritmo, a cada palma do Professor os alunos trocam o movimento de acordo com o código. Chegou no último? Volte ao primeiro até acabar a música.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *