1. A atividade física aumenta a capacidade de um indivíduo de pensar, se concentrar e manter o foco:
Vários estudos de pesquisa mostram que a realização de atividades físicas, ajudam a aumentar os gânglios da base do cérebro. O gânglio basal é uma parte do cérebro responsável por manter a capacidade de concentração de um indivíduo.
Na era atual, os alunos têm diversos desvios de atenção na forma de tecnologia (televisão, tablets, PCs, celulares), portanto, é difícil para eles manterem o foco. Ao promover a educação física, os professores podem ajudá-los a melhorar sua concentração.
2. Importante para o crescimento e desenvolvimento saudáveis:
No mundo de hoje, muitas crianças em idade escolar comem alimentos não saudáveis. Isso pode incluir batatas fritas, refrigerantes, pizzas, hambúrgueres e etc. Consumir esses alimentos regularmente pode causar obesidade infantil
A educação física na escola auxilia na prevenção da obesidade e da hipertensão. Os exercícios físicos e as atividades os ajudam a queimar calorias extras. Se essas calorias não forem queimadas, elas serão armazenadas como gordura.
Ao fazer exercícios físicos, as pessoas usam suas calorias extras para ganhar energia. Ser fisicamente ativo torna os alunos mais enérgicos e fortes, o que os motiva a se interessarem pelas atividades em sala de aula.
3. Previne a privação de sono:
Uma noite de sono completa é um componente essencial para uma vida feliz e saudável. Os alunos que praticam atividades físicas e se exercitam regularmente têm o corpo cansado e exausto que anseia por uma boa noite de sono.
O sono completo deixa as crianças mais dispostas e atentas durante as aulas. Estar atento os ajudará a evitar que cometam erros descuidados, e lhes darão energia para serem mais ativos com professores e colegas durante as aulas.
4. Ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade:
A vida escolar é agitada para cada indivíduo. Portanto, participar de atividades físicas e de educação permite que os alunos aliviem o estresse e a ansiedade acadêmica .
O estresse pode ser devido a uma briga com um amigo ou uma nota baixa, apesar do trabalho duro. Os alunos estressados não são capazes de se concentrar e focar em seu desempenho acadêmico se não tiverem tempo para aliviar o estresse.
As atividades físicas oferecem aos alunos um ambiente para respirar e aliviar o estresse. Ao exercitarmos e respirarmos profundamente, fornecemos ar extra aos pulmões que, por sua vez, fornecem mais oxigênio ao cérebro, fazendo com que o cérebro se sinta relaxado e livre de estresse.
5. A educação física torna o indivíduo flexível e feliz:
Muitas escolas fizeram da educação física um componente essencial do currículo escolar e os alunos são promovidos para manter um equilíbrio saudável entre a educação e o exercício.
Isso porque os alunos que praticam atividades físicas têm se mostrado mais felizes e saudáveis do que os alunos que não praticam.
Ao praticar a Educação Física, o aluno desenvolve a circulação sanguínea no corpo. Isso ajuda a fornecer mais oxigênio ao coração e ao cérebro e permite que o corpo mantenha um equilíbrio entre a saúde física e mental.
Sendo mentais ou físicas, a atividade física regula o corpo,